Equipa

Ana Amorim


Doutorada em Biologia pela Universidade de Lisboa, Professora Auxiliar da FCUL, nos últimos 20 anos tem desenvolvido a sua investigação em biologia e ecologia do fitoplâncton marinho, em particular, na compreensão das proliferações de espécies nocivas com impacto na exploração de recursos marinhos, no turismo costeiro e em saúde pública. Foi responsável pela criação, em 1997, de uma coleção de culturas de microalgas na Universidade de Lisboa (ALISU).

Ana Brito


Doutorada em Biologia Ambiental pela Universidade Edinburgh Napier (Reino Unido), Investigadora Auxiliar da FCUL, tem desenvolvido a sua investigação em qualidade ecológica e ambiental dos sistemas aquáticos, com ênfase na ecologia de fitoplâncton estuarino e costeiro, aplicando tecnologias inovadoras como seja a deteção remota por satélite.

Luís Narciso


Doutorado em Biologia, ramo Biotecnologia, pela Universidade de Lisboa, Professor Auxiliar da FCUL, tem desenvolvido a sua atividade em ecologia marinha e aquacultura, com ênfase na ecologia e fisiologia de estados larvares.

Vanda Brotas


Doutorada em Biologia pela Universidade de Lisboa, Professora Catedrática da FCUL, tem desenvolvido a sua atividade em ecologia e dinâmica dos produtores primários estuarinos e marinhos, com ênfase em qualidade ambiental recorrendo a tecnologias inovadoras de avaliação de produção primária como seja a deteção remota por satélite. Foi pioneira em Portugal na introdução em sistemas aquáticos da análise de pigmentos fotossintéticos por HPLC com aplicações tão variadas como a validação da cor do Oceano.

Rita Zilhão


Doutorada em Genética pela Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar do Departamento de Biologia Vegetal (DBV) da FCUL e tem desenvolvido a sua atividade na área da biologia molecular e genética. Tem vários artigos publicados nos tópicos da resistência a antibióticos, degradação do mRNA em Escherichia coli e esporulação em Bacillus subtilis.

Ana Tenreiro


Doutorada em Fisiologia e Bioquímica pela Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar no DBV e nos últimos anos a sua investigação tem envolvido a utilização da citometria de fluxo como ferramenta no isolamento e avaliação do estado fisiológico de microrganismos. É atualmente responsável pelo laboratório de citometria de fluxo do TecLabs, o centro de inovação da FCUL.

Rogério Tenreiro


Doutorado em Microbiologia pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar com Agregação do DBV e tem desenvolvido a sua atividade científica em biodiversidade e sistemática de microrganismos e na aplicação desse conhecimento a áreas aplicadas como sejam a saúde humana, agricultura, indústria, biotecnologia e ciências ambientais.

Pedro Ré


Doutorado em Ecologia Animal pela Universidade de Lisboa. É Professor Associado com Agregação no Departamento de Biologia Animal da FCUL. Tem uma vasta experiência em plâncton marinho em particular no estudo de fases larvares e da sua fisiologia.

Maria Luísa Dâmaso Rodrigues


Mestre em Biologia e Gestão dos Recursos Marinhos, Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia do projeto Crassoreab

João da Fonseca Francisco


Mestrado em Biotecnologia dos Recursos Marinhos, Bolseiro de Investigação do projeto Crassoreab

Ana Cláudia Nunes Rato


Mestrado em Biologia Marinha, Bolseira de Investigação do projeto Crassoreab

Entidades Parceiras

A participação do IPMA, através de uma prestação de serviços, será assegurada pela

Dra. Narcisa Bandarra


Especialista em biotecnologia marinha

Dra. Sandra Joaquim


Especialista na produção de bivalves, com uma larga experiencia no cultivo de Crassostrea angulata em maternidade, a espécie alvo desta proposta.

Dra. Domitília Matias


Especialista na produção de bivalves, com uma larga experiencia no cultivo de Crassostrea angulata em maternidade, a espécie alvo desta proposta.

NeptunPearl

Engª. Célia Rodrigues


Da PME de produção de ostra NeptunPearl, tem uma vasta experiência em produção aquícola e irá colaborar como consultora externa do projeto, representando o setor produtivo.